4 Habilidades Básicas para Abrir um Negócio de Assistência Técnica

Abrir uma empresa, mesmo que uma pequena assistência técnica requer algumas habilidades que você pode desenvolver enquanto trabalha. Nem todo mundo nasce empreendedor, ou empresário, mas dá para aprender a ser.

Saber vender, atender o cliente com qualidade e fazer um serviço excelente são características essenciais de qualquer empresa de sucesso.

Mas outras habilidades também são necessárias para manter o negócio firme, confere aí.

1 – Saber vender

Sem vendas, não existe empresa. Simples assim.

Vender significa se expor, definir preços, negociar, dar descontos, estabelecer valor. Isto é bem complicado, sobretudo porque o empreendedor, de certa forma, vende a si próprio, suas ideias, os produtos que criou e produziu ou seus serviços.

Você vai ter que aprender a se expor e encontrar clientes. Mesmo que você tenha um bom ponto, eles não vão aparecer. Então é bom saber se vender e também escutar o cliente.

2 – Ter uma forte autoestima

Recusas ou críticas podem abalar bastante um empreendedor.

Para superar esse sentimento negativo, você deve desenvolver uma forte autoestima. Precisa acreditar em si próprio e em suas ideias, mas no limite de não ser teimoso e intransigente.

As vezes alguns parentes vão dizer que não vai dar certo, por que não querem que você se magoe.

Mas depois que começar, muitos clientes vão querer ter razão, as vezes sem ter. Ou não vão confiar que seu trabalho será bem feito. Aprenda a argumentar da forma correta e também a ser resiliente para continuar prosperando no seu negócio.

3 – Administre suas próprias finanças

Entender de finanças básicas é essencial para administrar sua própria empresa.

Você não precisa ser um contador, mas deve, ao menos, ser capaz de saber o básico sobre fluxo de caixa, ativos, lucros e perdas. Comece aprendendo como pagar seus próprios impostos e gerir seu orçamento e seus investimentos.

A vantagem do curso do André é que ele explica como calcular os custos de compra e também como definir o seu orçamento da forma adequada. Confira aqui mais sobre o curso.

4 – Proponha-se a liderar por conta própria

A habilidade de liderar uma equipe e manter a organização é importante quando você se torna um empreendedor.

Você pode praticar essa habilidade se candidatando a oportunidades de liderança ao seu redor. Proponha-se a organizar um projeto de arrecadação de fundos para a sua organização não governamental favorita ou envolva-se no conselho da comunidade em que vive.

Outra alternativa é tornar-se técnico do time de futebol infantil da sua rua ou até mesmo planejar a festa de aniversário da sua mãe. Ao se envolver em atividades maiores, mesmo que você não remunerado por isso, você tem a oportunidade de aprimorar a maneira como como administra seu tempo, além de melhorar sua organização, sua liderança e suas habilidades de trabalho em grupo.